Provavelmente você deve ter ouvido falar bastante sobre o Disco Menstrual por aí… Mas ainda tem dúvidas sobre este produto, e gostaria de entender melhor quais são as suas vantagens e desvantagens em comparação a outros dispositivos menstruais?
Neste post, vamos falar um pouco sobre esse produtinho que para muitas pessoas foi um divisor de águas e que para outras, ainda gera muitas dúvidas e inquietações. Vamos lá?
Disco Menstrual
Feito de silicone médico hipoalergênico, o Disco Menstrual funciona como um dispositivo de barreira que substitui com muita segurança, liberdade e conforto, os absorventes comuns.
Seu funcionamento é muito parecido com os Coletores Menstruais, entretanto, possui duas particularidades:
1) Não precisa criar vácuo;
2) Você pode fazer sexo com penetração enquanto usa o Disco Menstrual durante a menstruação.
– (VÍDEO) Curiosidades sobre o Disco Menstrual
– (VÍDEO) Como colocar e tirar o Disco Menstrual
– (VÍDEO) Diferenças entre Coletor Menstrual e Disco Menstrual
– Posso fazer sexo usando o Disco Menstrual?
Vantagens
1) Sustentabilidade: Uma das maiores vantagens é o impacto positivo no meio ambiente. Os discos menstruais são reutilizáveis e, quando cuidadosamente mantidos, podem durar de 3 até 4 anos. Isso significa menos lixo menstrual no aterro sanitário e menos produtos descartáveis poluindo nosso planeta.
O Disco Menstrual Violeta Cup é o único do mercado com aprovação de 4 anos de uso pela Anvisa.
2) Economia: A reutilização do Disco Menstrual vai trazer, em média, uma economia de mais de R$1.500 durante 4 anos de uso! Dê adeus aos custos mensais com absorventes descartáveis.
3) Capacidade de Coleta: Os Discos Menstruais têm uma capacidade de coleta de até 60 ml, o que normalmente é maior do que a maioria dos absorventes internos ou externos. Além disso, pode ser usado por até 12 horas, dependendo do fluxo menstrual.
4) Saúde: Por se tratar de um produto interno, o sangue menstrual não entra em contato com a sua vulva e não deixa a sua vulva em um ambiente quente e úmido, o que diminui as chances de proliferação de fungos e bactérias.
5) Liberdade: Com o Disco Menstrual é possível ir à praia e à piscina, praticar exercícios físicos e dormir tranquilamente, além de ter relações sexuais com o seu parceiro(a) com penetração.
6) Conforto: Não causa cheiro de menstruação, pelo contrário, com ele você até esquece que está menstruada! E as chances de vazamento são muito menores.
Desvantagens
1) Curva de Aprendizado: Usar um Disco Menstrual pela primeira vez pode ser desafiador. Pode levar algum tempo para se acostumar com a inserção e remoção corretas. Paciência e prática são essenciais.
2) Higiene: Os Discos Menstruais requerem cuidados especiais de limpeza e esterilização, o que pode ser visto como inconveniente para algumas pessoas, mas a verdade é que o processo é muito fácil!
Você só precisa fervê-lo em água no início e no final da menstruação, e limpá-lo
com sabonete neutro e água corrente depois de 12 horas de uso.
– (VÍDEO) Como higienizar o Disco Menstrual
3) Autoconhecimento: Pessoas que possuem pouco conhecimento sobre o próprio corpo e que possuem algumas travas em relação a tocar a si mesmo, por exemplo, podem ter um pouco mais de dificuldade de usar este dispositivo, já que ele é interno e precisa ser inserido no final do canal vaginal (embaixo do colo do útero).
Entretanto, esta pode ser também uma oportunidade valiosa para se autoconhecer e criar intimidade consigo mesma.
O Disco Menstrual é uma opção moderna e sustentável para o ciclo menstrual. No entanto, é importante lembrar que para entender se esse método é o ideal, é preciso conhecer o seu corpo e suas necessidades.
Se você está considerando experimentá-lo, lembre-se de dar a si mesma tempo para se adaptar e não desistir se a primeira tentativa não for perfeita. Com a prática, muitas pessoas encontram uma nova forma de enfrentar seu ciclo menstrual com mais consciência ambiental e economia no bolso.
Lembre-se de que, no final do dia, o que mais importa é se sentir confortável e confiante durante o seu período.
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!