Se você tem endometriose, e está se perguntando se pode usar Coletor Menstrual, hoje eu tenho uma boa notícia… Sim, o ciclo menstrual pode ser mais suave para você, mana <3
Para quem não sabe, a endometriose é uma condição que acontece quando o endométrio – tecido que reveste o interior do útero – desenvolve-se para fora do órgão, podendo fazer com que seus fragmentos sejam encontrados no ovário, trompas e até em outras regiões do corpo.
Esse problema bastante comum entre nós mulheres, faz com que na hora da menstruação haja uma descamação junto com o endométrio original, que faz com que o tecido excedente seja expelido. O problema, é que essa descamação normalmente é acompanhada de fortes dores pélvicas…
Essa condição pode ser desenvolvida por gerações de uma mesma família, e geralmente é diagnosticada entre 25 e 35 anos, porém, começa já alguns meses após o início da nossa primeira menstruação.
Sintomas da Endometriose
Um dos primeiros sintomas a ser percebido é a dor pélvica, que está relacionada ao ciclo menstrual. Contudo, outros sintomas são bastante frequentes para quem tem esse problema:
- Dores durante e após as relações sexuais;
- Dores ao urinar e evacuar, principalmente durante o período menstrual;
- Infertilidade;
- Cansaço;
- Diarreia;
- Dor no baixo abdômen ou cólicas que podem ocorrer até duas semanas antes da menstruação;
- Menstruação irregular.
Quem tem endometriose pode usar Coletor Menstrual?
Sempre temos aquela dúvida do que podemos e o que não podemos fazer quando temos um determinado problema. Bom, fiquem tranquilas manas, se você tem endometriose você pode sim utilizar o coletor menstrual.
Isso porque, o copinho mais amado do Brasil, comporta um volume maior de volume sanguíneo do que os absorventes, e não causa nenhum risco ao corpo feminino, assim como não gera desconfortos e dores.
Por isso mana, se joga no Mundo Violeta. Tenho certeza que o copinho vai te ajudar a lidar com a menstruação de maneira mais liberta e confortável <3
Prevenção e Tratamento
Mesmo sendo bastante difícil prevenir o aparecimento da endometriose, podemos criar alguns hábitos que podem diminuir os seus riscos, como a diminuição do estresse e o aumento no consumo de alimentos ricos em ômega-3.
Infelizmente não há cura para este problema, mas podemos controlá-lo e combater os seus focos para praticamente anular os sintomas. Por isso, caso sinta os primeiro sintomas, procure um ginecologista para que ele possa te auxiliar e buscar as medidas necessárias.
Quer compartilhar suas experiências com a gente, ou tirar algumas dúvidas sobre o corpo feminino? Acesse nosso grupo no Facebook, e converse com outras meninas que estão na mesma busca que você.