Infelizmente todas nós, mulheres, um dia vamos passar pela transição de alteração de humor, cólicas, e aquele sangue que parece que não vai acabar nunca mais. Mas isso faz parte do nosso ciclo menstrual, não é mesmo?
Contudo, o que não estamos preparadas para ter, é a alergia ao absorvente. Nunca esperamos que isso vá acontecer com a gente, só que as alergias e infecções são bem mais comuns do que imaginamos.
Por que podemos desenvolver alergia aos absorventes?
Por que raios isso acontece?
Não existe um motivo específico pelo qual nós mulheres desenvolvemos este tipo de alergia. Ela pode acontecer do dia para a noite, mesmo tendo utilizado sempre o mesmo produto.
Mesmo assim geralmente essa alergia, que também é conhecida como dermatite de contato irritativa, pode acontecer devido ao aumento da temperatura e umidade no local, quando associados ao atrito de substâncias com potencial irritante, assim como o sangue ou a própria superfície do absorvente.
Porém, algumas meninas podem desenvolver esse problema devido ao material do próprio absorvente ou alguma substância presente nele, como perfumes inibidores de odores.
Principais Sintomas:
- Desconforto;
- Coceira na região íntima;
- Corrimento vaginal;
- Irritação;
- Ardência;
- Descamação.
É muito comum confundir a alergia do absorvente a outros fatores que podem causar esse tipo de irritação, como o aumento do fluxo menstrual, uso de hidratantes, troca de sabonete, troca do sabão que se lava a roupa íntima, ou até mesmo o uso do amaciante. Por isso, vale ressaltar a importância de ficar atento aos sintomas, e procurar um médico para verificar o problema.
Métodos para substituir o absorvente
Uma ótima alternativa é o uso do coletor menstrual. Essa novidade que está ganhando todo o mundo é produzida com silicone para o uso médico hipoalergênico, e minimiza os riscos de alergias ou infecções.
O seu formato é bastante semelhante a um copinho, é reutilizável, possui validade longa e pode ser utilizado por até 12 horas. Vai transformar aquele incômodo mensal em algo seguro e muito tranquilo.
Lançada a pouco tempo, as calcinhas absorventes parecem as calcinhas normais, porém com a capacidade de absorver a menstruação, e secar rapidamente. Por ser produzido com material antialérgico, elas evitam a geração de calor e umidade, e minimizam a probabilidade de desenvolvimento de fungos e bactérias na região vaginal.
Podendo ser utilizada por até 10 horas, dependendo do fluxo menstrual, a calcinha absorvente vai trazer maior conforto e comodidade durante o seu período menstrual.
Vale ressaltar, que ambos os métodos devem ser sempre higienizados corretamente, seguindo as orientações do produto, para evitar o ressurgimento de alergias e infecções!
Quer saber mais sobre o coletor menstrual e a calcinha absorvente da Violeta Cup? Deixe um comentário, ou entre no nosso grupo do Facebook e tire todas as dúvidas! Venha fazer parte do Mundo Violeta!
Leia também:
– Coletor menstrual ou Calcinha Absorvente?
– O que é uma Calcinha Absorvente? Conheça a novidade da Violeta Cup