Bem-vindos à nossa loja!

Se toque: a importância do autoexame de mama

Conhecer o próprio corpo é fundamental para a saúde. Então… Se toca, menina!

Os laços cor-de-rosa já começaram a pipocar aqui e ali. Algumas empresas e pontos turísticos em todo o país até já adotaram as cores em suas luzes e fachadas, sinalizando a adesão ao Outubro Rosa, o mês internacional de conscientização sobre a importância do autoexame de mama para o diagnóstico precoce do câncer que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo mais comum entre as mulheres – atrás apenas do câncer de pele –, representando cerca de 25% dos casos de câncer do mundo e que, em 2014, só no Brasil, matava 13 de cada 100 mil mulheres ☹.

Infelizmente, por uma série de fatores culturais, sobretudo por uma herança retrógrada e machista sobre o que é um “comportamento ideal para uma moça de família”, o ato de explorar o próprio corpo ainda é um tabu para mulheres de todas as idades, algo que, como percebemos nos números, além de minar a autoestima feminina e impedir uma relação saudável com a própria sexualidade, tornou-se uma importante questão de saúde pública.

Eu mesma, sempre que falo sobre o Violeta Cup aqui no blog, faço questão de reforçar a importância de cada mulher realizar escolhas com base naquilo que é melhor para si. E não há como negar que isso se aplica também à iniciativa do autoexame de mama. Quer dizer, não é porque este tipo de câncer é mais comum entre mulheres com mais de 40 anos que adolescentes ou mulheres na casa dos vinte e poucos precisam esperar para saber mais sobre o próprio corpo. Então…

Se toca…

O autoexame de mama pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.

Em frente ao espelho:

Observe os dois seios, primeiramente com os braços para baixo. Coloque as mãos na cintura, fazendo força. Ponha as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, a posição e forma dos mamilos. Pressione levemente os mamilos e veja se há saída de secreção.

Em pé (aproveite a hora do banho)

Levante seu braço esquerdo, apoiando-o sobre a cabeça. Com a mão direita, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise cada uma delas calmamente. Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Terminada a avaliação, repita os movimentos na outra mama.

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta o seio com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente) e depois as axilas. Repita o procedimento na mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um(a) ginecologista. Ele (a) realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.

Curtiu, mana? Então se toca, descubra o seu corpo e se tiver alguma outra dica ou souber de alguma iniciativa de conscientização relacionada ao Outubro Rosa, compartilha com a gente no nosso grupo do Facebook.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *