Sentir sintomas durante a menstruação é super normal, afinal, o nosso corpo está passando por um processo de variação hormonal que pode causar algumas mudanças no nosso corpo. Mas você sabe quando esses sintomas deixam de ser normais e você deve buscar ajuda?
Neste post, vamos compartilhar alguns dos principais sintomas relacionados à menstruação e categorizá-los por seu nível de normalidade.
Sintomas que são normais se não forem muito fortes ou incapacitantes
1 – Cólicas menstruais: esse é um dos sintomas mais comuns, podem acontecer antes ou durante a menstruação e a sua intensidade pode variar em cada ciclo menstrual.
Independente da intensidade da sua dor: busque ajuda médica para encontrar tratamentos para o seu desconforto. Ninguém merece ficar sofrendo durante a menstruação!
Mas se a sua cólica menstrual for muito intensa e estiver te incapacitando de realizar atividades normais do dia a dia, ou estiver atrelada a uma menstruação irregular, consulte uma ginecologista.
2 – Fadiga: é normal sentir cansaço antes ou durante a menstruação, esse é um sintoma comum causado pelas mudanças hormonais do nosso corpo. Mas se o seu cansaço é debilitante, interfere nas suas atividades diárias e não desaparece depois da menstruação, procure ajuda médica.
3 – Dor nas costas: a dor lombar ou nas costas pode acontecer com a maioria das pessoas. Procure um tratamento para a sua dor, independente se ela te incapacita de prosseguir o dia a dia. Menstruar não deve ser sinônimo de sofrimento.
4 – Dor de cabeça: independente da intensidade da sua dor de cabeça, procure um médico para buscar tratamento para a dor. Se a intensidade da dor for muito alta e incapacitante, e se ela persistir mesmo após o fim da menstruação, informe o seu médico.
Sintomas que são normais quando não estão acompanhados de outros sinais
1 – Sensibilidade ou dor nos seios: é comum sentir sensibilidade nos seios antes ou durante a menstruação. Mas se o seu seio:
– Estiver vermelho ou com pus ao redor do mamilo;
– Estiver vazando sangue ou algum outro tipo de líquido;
– Apresentar um caroço que não desaparece depois da menstruação.
É melhor procurar atendimento médico.
2 – Acnes: se aparecerem manchas ou acnes no seu rosto, fique tranquila. É normal! O que não é normal, é você sentir junto com essas acnes:
– Ganho de peso;
– Queda de cabelo ou afinamento capilar;
– Dificuldade para engravidar;
– Crescimento de pelos no rosto, no peito, nas costas ou nas nádegas;
– Menstruação irregular.
Procure uma ginecologista para que ela possa te acompanhar!
3 – Variações de humor: as mudanças hormonais vão nos causar variações de humor, é normal ficar um pouco mais triste, sensível, desanimada nestes dias… O que não é normal é passar a ter ideias suicidas e outros pensamentos extremos, se este for o seu caso, busque ajuda médica e psicológica.
4 – Aumento da frequência urinária: não se preocupe se você estiver indo mais ao banheiro, isso é comum. Mas se você estiver tendo perdas involuntárias de urina ou estiver sentindo urgência em urinar com muita frequência, busque ajuda com ginecologistas ou fisioterapeutas pélvicas.
Sintomas normais quando terminam junto com a menstruação
1 – Inchaço abdominal: é normal que o nosso corpo retenha água antes ou durante a menstruação. Logo após o fim da menstruação, o seu corpo vai voltar ao normal, se não voltar, busque um médico para verificar se o problema é realmente hormonal/menstrual.
2 – Problemas gastrointestinais: é comum sentir diarreia ou constipação durante a menstruação, mas se este quadro gastrointestinal persistir mesmo após o fim da menstruação, vale a pena investigar com um gastroenterologista se o problema é mesmo hormonal/menstrual.
3 – Insônia: se a sua insônia está atrelada a outros sintomas, como por exemplo as cólicas, busque tratamento para os outros sintomas, isso vai te ajudar. Se a insônia persistir mesmo após a menstruação, procure ajuda médica para investigar o motivo desta insônia.
Você sente algum destes sintomas durante a sua menstruação? Se sim, não deixe de buscar tratamento para a sua dor. É normal que eles aconteçam no nosso corpo, mas não precisamos aguentá-los todos os meses.
Violeta Cup, pensando em todas nós