Bem-vindos à nossa loja!

Por que não comprar coletor menstrual barato (e sem aprovação da Anvisa)?

Por que não devemos comprar coletor menstrual barato e sem aprovação da Anvisa? Você sabe? Neste post, queremos fazer um alerta para todas as pessoas que desejam transformar a sua relação com a menstruação através do uso do copinho… Mas que ainda tem dúvidas sobre a segurança destes dispositivos. Vamos lá?

Coletor menstrual barato é ruim?

Não necessariamente! Inclusive, os coletores menstruais da Violeta Cup são um dos mais acessíveis do mercado e são super seguros, afinal, foram os primeiros a serem submetidos aos testes e aprovação da Anvisa e são os únicos com permissão de 4 anos de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Então não: o baixo preço do coletor menstrual não diz, diretamente, que a qualidade do produto é ruim ou que ele não é seguro! 

Mas é preciso prestar atenção nas seguintes condições do produto:

– Qual marca está comercializando este coletor menstrual? Você conhece?
– Qual material está sendo usado para a fabricação deste copinho?
– Este coletor menstrual foi testado e aprovado por algum órgão certificador que assegure a sua qualidade e segurança de uso?
– Onde este copinho foi fabricado? Ele vem de outro país?

Por que o certificado da Anvisa é importante?

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um órgão responsável por regular e fiscalizar diversos produtos e serviços relacionados à saúde no Brasil, como medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para a saúde, laboratórios e outros. Seu trabalho visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população brasileira.

No caso dos produtos sustentáveis para a menstruação, a Anvisa realiza uma série de testes que avaliam, criam e ajustam regulações para garantir que os dispositivos possam ser utilizados com segurança.

Como o coletor menstrual é um produto ginecológico, é fundamental que as empresas tenham um cuidado especial durante a sua fabricação, a fim de evitar possíveis riscos à saúde das pessoas. 

Portanto, adquirir um copinho menstrual sem conhecer sua origem pode causar problemas significativos, como:

1) Uso de materiais não recomendados para dispositivos ginecológicos ou de saúde

Violeta Cup é feito de silicone de grau médico, o mesmo utilizado em materiais de ambiente hospitalar ou em procedimentos cirúrgicos e estéticos e é ginecologicamente e dermatologicamente testado. 

Produtos ginecologicamente testados apresentam ausência de irritação primária e/ou acumulada durante o uso, e produtos dermatologicamente testados apresentam segurança quando em contato com a pele e ausência de possíveis irritações, alergias e outros efeitos colaterais adversos.

Estes certificados só são conseguidos quando o produto passa por uma bateria de testes que comprove a eficácia de seus resultados.

Desta forma, seguindo as recomendações necessárias de higienização, você não trará riscos à sua saúde. 

Entretanto, outros coletores menstruais que não possuem aprovação da Anvisa e certificação de testes ginecológicos e dermatológicos, podem usar materiais não recomendados que trazem riscos para a saúde de quem o usa, como:

  • Materiais que possuem metais pesados
  • Materiais que possuem porosidade capaz de alojar fungos ou bactérias que não são eliminados durante a higienização do produto
  • Materiais com potencial cancerígeno

2) Uso de corantes inapropriados

O uso de coletor menstrual colorido não é um problema! O problema é usar produtos que possuem corantes inapropriados que podem trazer prejuízos à saúde. 

No caso dos coletores menstruais coloridos da Violeta Cup, por exemplo, os corantes e pigmentos utilizados não possuem metais pesados e são aprovados pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos responsável por controlar medicamentos, cosméticos e alimentos, e pelo Registro, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas (REACh), uma legislação do parlamento europeu e da comunidade européia que controla o uso de substâncias químicas para que elas não façam mal para a nossa saúde e para o meio ambiente.

3) Tempo de uso

Testar e garantir o tempo de uso seguro de produtos reutilizáveis é importantíssimo para a nossa segurança.

Os coletores menstruais aprovados pela Anvisa, passaram por diversos testes que asseguram o uso dos produtos, como o coletor menstrual da Violeta Cup, para indicar aos consumidores por quanto tempo eles podem usá-lo. 

Se um coletor menstrual não passa por estes testes, os consumidores estarão usando o produto sem saber o tempo de uso seguro, arriscando a sua própria saúde. 

Quanto mais tempo usamos o produto, para além do tempo indicado pelos órgãos reguladores, maiores são as chances de proliferação de fungos e bactérias durante o seu uso. 

4) Durabilidade do produto

Produtos de má qualidade não duram o tempo suficiente para trazer real economia para o nosso bolso!

No caso dos coletores menstruais da Violeta Cup, por exemplo, que custam R$69,99 e que podem ser usados por até 4 anos, você terá aproximadamente, um custo mensal de R$1,45 com produtos menstruais, um custo muito mais baixo comparado aos absorventes descartáveis.

Se você pesquisar na internet, provavelmente vai encontrar coletores menstruais com preços ainda mais baixos… Mas sem a garantia de quanto tempo eles vão durar. Então será que eles realmente sairão mais baratos?

Nós merecemos o melhor quando se trata da nossa saúde íntima! Ao escolher um coletor menstrual aprovado pela Anvisa, você está investindo em qualidade, durabilidade, conforto e saúde. Não comprometa o seu bem-estar por economias momentâneas. Valorize-se e cuide-se da melhor forma possível!

Os coletores e discos menstruais da Violeta Cup estão aí para comprovar que é possível produzir um produto seguro e barato, sem arriscar a saúde dos consumidores.

Vem pro Mundo Violeta!

Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *