Bem-vindos à nossa loja!

Por que comemorar o dia das mulheres?

Você sabe por que o Dia das mulheres é tão importante de ser comemorado?

Antes de tudo é preciso entender que este dia vai além de uma simples data comemorativa, ele tem raízes históricas e muito importantes para nós mulheres. Bora saber mais?

O dia das mulheres, celebrado no dia 8 de março em todo o mundo, foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é comemorado desde o início do século 20.

Essa data tem como principal objetivo a reivindicação por igualdade de gênero e de direitos, e surgiu no final do século XIX. Contudo, foram diferentes situações e acontecimentos no século XX que deram origem a essa celebração.

O principal fato, aconteceu em 25 de março de 1911, quando 148 pessoas – a maioria mulheres – morreram em um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, onde foram descobertas situações precárias de trabalho. Claro que esse não foi um fato isolado, aconteceram também diversos outros momentos que deram origem a essa data.

Outro deles aconteceu 28 de fevereiro de 1909, onde mais de 15 mil mulheres saíram às ruas para reivindicar melhores salários, redução na jornada de trabalho e direito ao voto. Outro marco ainda mais forte que viria a ser em 8 de março, ocorreu em 1917 quando um grupo de operárias saiu às ruas para manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o início da Revolução Russa.

Entretanto, a data foi realmente sancionada como o Dia Internacional da Mulher apenas em 1975, ano em que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar das diversas conquistas políticas e sociais. A data ainda é  comemorada no mundo inteiro, mas ao longo do tempo ela ganhou um cunho “comercial” em muitos lugares. 

Importância do Dia Internacional da Mulher nos dias de hoje

Muita coisa mudou desde o primeiro protesto realizado por nós mulheres, hoje votamos, trabalhamos fora, desempenhamos funções que antes eram apenas realizadas pelos homens, porém ainda existe bastante discriminação por sermos consideradas “sexo frágil”.

Hoje essa data vai muito além dos bombons e flores que recebemos, ela tem um cunho político forte, que visa acabar com toda essa discriminação, violência doméstica e desigualdade.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nós ainda ocupamos apenas 39,1% dos cargos gerenciais nas empresas, recebendo o equivalente a 3/4 do salário que os homens recebem. Além disso, temos a maior taxa de assassinatos de mulheres entre 83 países, sendo que a taxa é de 4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil mulheres, ou seja, 74% superior à média mundial.

O fim da violência contra a mulher tem sido uma das principais batalhas e desafios enfrentadas nos últimos anos e é preciso ser levado a sério.

Mesmo ganhando voz nos últimos anos, muita coisa ainda precisa ser mudada e melhorada para que nós mulheres possamos evitar e acabar com toda essa desigualdade. Precisamos lutar muito e nos unir para que consigamos alcançar o respeito de todos. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *