Não é à toa que em toda discussão sobre Coletor Menstrual, aparece alguém indicando assistir aos vídeos do canal do Youtube, Papo de Copinho. Com mais de 34 mil inscritos em seu canal do Youtube, a Pamela Freitas, dona das mãozinhas que aparecem nos vídeos do canal, testa e compartilha suas visões sobre vários produtos para o ciclo menstrual.
Quem quiser saber mais sobre a Pamela, a misteriosa criadora do canal que nos conta tudo sobre coletores menstruais, em 2018 fizemos uma entrevista com ela, onde ela fala um pouquinho sobre a criação do Papo de Copinho.
Na entrevista de hoje, ela compartilha um pouco mais sobre a experiência que vem acumulando com estes anos, produzindo conteúdos sobre Coletores Menstruais 🙂
1 – Pamela, obrigada por aceitar fazer mais uma entrevista com a gente e por ser essa mulher inspiradora para tantas pessoas que querem ressignificar sua relação com a menstruação 🙂 Como tem sido o seu trabalho no Canal Papo de Copinho?
Tem sido bem legal! Ultimamente as meninas tem participado bastante também, contando suas experiências e ajudando aquelas que estão iniciando. Sinto que o papo de Copinho vem se tornando cada vez mais uma comunidade e fico muito feliz por isso!
2 – Qual seria a sua principal dica para quem vai começar a usar o Coletor Menstrual?
Pesquisar antes de comprar! Quando a gente já começa sabendo a técnica certinha de colocar, tirar, abrir e higienizar, a experiência fica muito mais fácil!
3 – A gente sabe que uma das maiores dificuldades que as pessoas enfrentam ao usar o copinho, é colocá-lo no canal vaginal, e que experimentar diferentes dobras é muito importante durante a adaptação. Por isso quais dobras você recomenda para quem está com dificuldades de inserir o Coletor Menstrual?
Se você está com dificuldade de colocar o coletor menstrual, mudar a dobra é a primeira coisa a fazer. Cada pessoa tem uma preferência por uma dobra diferente, então testar todas é o ideal. Eu diria que a punchdown e a meio diamante são dobras bem coringa.
4 – E qual é a sua dobra favorita? Conta para a gente 🙂
Tenho duas: a meio diamante e a lábia!
5 – Quais são as principais dúvidas que você recebe no Canal Papo de Copinho?
Como higienizar em banheiro público e o processo de tirar o coletor menstrual são as maiores dúvidas! Ou melhor, os maiores medos de quem está iniciando! Por isso, perguntam bastante.
6 – E o que você responde para elas?
Esses medos são comuns e eu passei também pelos dois. Mas depois que a gente pega a prática e incorpora esse ritual à nossa vida cotidiana, a coisa fica muito mais fácil. Ao longo dos meses, o medo vai sumindo.
Sobre o banheiro público, uma garrafinha de água na bolsa já resolve o problema. Sobre tirar o coletor, aprender a técnica correta é muito importante. Coisas como “não puxar pelo cabo” e “remover o vácuo antes” são as principais dicas.
7 – Como você acha que o Coletor Menstrual tem mudado nossa relação com a menstruação? Você acha que o Copinho pode ser um grande aliado em momentos como este, de pandemia e quarentena?
Eu acho que o coletor menstrual é sempre um grande aliado nos momentos difíceis, porque ele torna o período menstrual mais fácil.
Nós somos uma geração de mulheres aprendendo a derrubar barreiras com relação ao nosso corpo, e o copinho nos dá essa oportunidade de ter mais intimidade e menos medo do nosso corpo.
Para mim, o coletor mudou tudo! Antes, como uma pessoa que tem fluxo intenso, minha vida era uma batalha mensal com absorventes, vazamentos, preocupações e insegurança.
E, mesmo não sendo 100% perfeito (nada é!), o uso do coletor menstrual me deu um certo alívio daquela ansiedade de que a qualquer momento, eu poderia estar com a roupa suja. Hoje eu tenho períodos menstruais bem mais tranquilos!
8 – E que dica você daria para quem menstrua e ainda não descobriu o copinho?
Dê uma chance! O aprendizado que vem com o uso do coletor é uma experiência muito legal!
Tem alguma dúvida, ou quer compartilhar também sua experiência com o seu Coletor Menstrual? Passa no canal da Papo de Copinho ou entre para o nosso Grupo no Facebook, lá você poderá conversar com várias outras pessoas que já usam o copinho 🙂