Você sabe o que é o ovário policístico e o que ele significa para o nosso corpo e menstruação? Vem com a gente entender sobre esse assunto!
Os ovários são órgãos do nosso corpo responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e por abrigar nossos óvulos. Nós possuímos dois ovários e cada um deles fica localizado ao lado e uma das extremidades do útero.
Mas segundo estudos, aproximadamente 30% das pessoas podem desenvolver cistos nos ovários, pequenas bolsas que possuem em sua composição um líquido ou semi-liquido, o que caracteriza os conhecidos ovários policísticos.
O que é a Síndrome do Ovário Policístico?
Os ovários policísticos, geralmente, não têm importância fisiológica e nem sempre vão gerar sintomas ou problemas para o nosso corpo e para a nossa menstruação. Contudo 10% deles estão associados a algum tipo de sintoma.
Essa doença conhecida como síndrome do ovário policístico (SOP) é um problema endocrinológico, e é responsável por aumentar os hormônios masculinos no corpo, acometendo principalmente mulheres entre 30 a 40 anos.
Estima-se que no Brasil existam 2 milhões de mulheres com essa condição, fazendo com que haja um aumento no tamanho dos ovários, com o crescimento de cistos na parte externa dele, podendo chegar até 6 mm.
Principais Sintomas da Síndrome do Ovário Policístico
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, considerando que muitas vezes eles podem nem aparecer. Para que o ovário policístico seja diagnosticado como uma síndrome, é preciso ter pelo menos dois dos seguintes sintomas:
- Alterações menstruais;
- Aumento de pelos, conhecida como hirsutismo;
- Obesidade;
- Acne;
- Dificuldade para engravidar;
- Queda de cabelo.
Nos casos mais graves da síndrome, pode haver a predisposição do desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer de endométrio.
Causas do Desenvolvimento do Ovário Policístico
Apesar dos avanços da medicina ainda não foi estabelecida uma causa específica da síndrome do ovário policístico.
Entretanto, existe a hipótese que ela tenha origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, o que faz com que haja um aumento do hormônio na corrente sanguínea, provocando um desequilíbrio hormonal.
Como é Feito o Tratamento?
Como se trata de uma doença crônica, o tratamento da síndrome do ovário policístico deve ser feito em cima dos sintomas apresentados pela paciente.
Vale ressaltar que assim que for notado alguns dos sintomas, é imprescindível procurar a ajuda de um ginecologista, para que sejam feitos os exames necessários e assim seja possível encontrar o melhor tratamento. Afinal, a SOP é uma doença que pode se agravar e trazer graves danos à saúde ginecológica da mulher, podendo até mesmo levar à infertilidade.
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!