Falar sobre o corpo ovariano ainda é um tema bastante velado, mas é exatamente por isso que precisamos tocar mais nestes temas. Conhecer o nosso próprio corpo e entender seus funcionamentos é muito importante para cultivarmos autonomia e liberdade para com os nossos corpos.
E é exatamente pelos tabus alimentados pela sociedade, que muita gente ainda busca saber, por exemplo, onde fica e para que serve o clitóris. Se você assim como eu, não foi apresentade a essa parte incrível e poderosa do nosso corpo, vamos descobrir juntes este órgão localizado na nossa vulva, que tem como única função o prazer.
Onde fica o clitóris?
Localizado na parte superior da vulva, o clitóris fica coberto pelos grandes lábios. Para encontrá-lo, você pode separar os grandes lábios da vulva e fazer uma leve pressão no sentido da púbis para que ele fique a mostra.
O clitóris parece um botão pequeno no tamanho de uma ervilha e sempre permanecerá neste tamanho. Por não possuir tecido erétil, mesmo quando estimulado sexualmente, ele não vai inchar e nem aumentar seu tamanho.
Ele fica em uma zona erógena bastante sensível ao toque e é composto por múltiplas partes como: a glande, o corpo e os ramos do clitóris e bulbos vestibulares. Quer descobrir onde fica o clitóris no seu corpo? Experimente ir para um lugar seguro e confortável, pegue um espelho e coloque-o de frente para a sua vulva. Observe a sua vulva, seus grandes e pequenos lábios e veja onde está o seu clitóris. O primeiro passo para criar liberdade e aproveitar toda a autonomia em relação ao nosso corpo, é explorá-lo 🙂
Para que serve o clitóris?
Com mais de 8 mil terminações nervosas extremamente sensíveis, o clitóris tem o poder de intensificar o orgasmo feminino, ainda mais quando é explorado de forma correta.
Cada pessoa possui um ponto específico para que o clitóris seja estimulado, por isso é muito importante explorá-lo com calma e carinho, para que possa identificar como estimulá-lo da melhor forma para você.
Para isso, separamos algumas dicas simples e importantes para esse lindo processo de descobrimento:
1 – Antes de tudo, é preciso que você esteja a vontade. Busque um local onde você se sente livre e confortável. Não se esqueça de lavar as mãos;
2 – Estimule as áreas que ficam ao redor do clitóris, como os pequenos e grandes lábios, toque-as com os dedos caso esteja sozinhe. Ou peça para o(a) parceiro(a) para tocá-las com os dedos, com a boca ou a língua;
3 – Depois, comece tocando ou friccionando delicadamente o clitóris. Sem força e com calma;
4 – Vá com calma, pois é preciso conhecer e escutar o seu corpo. Leve o tempo que precisar para que você consiga sentir e descobrir como estimulá-lo da melhor forma. E repita sempre que quiser explorar o seu corpo.
O ideal é relaxar e deixar a vergonha de lado para se conhecer melhor, ou para que o parceiro ou parceira te ajude nesse processo tão estimulante para o nosso corpo. Relaxa e goza!
Boa diversão 🙂
Quer saber mais sobre ciclos menstruais e corpo ovariano? Veja outros posts no no blog do Mundo Violeta.