Você já ouviu falar sobre Plantar a Lua? Sabe o que é essa poderosa ferramenta de autoconhecimento e empoderamento feminino? Se você não tá entendendo nada, fica calma mana! A gente vai te explicar 🙂
Plantar a Lua, de forma resumida, é devolver o sangue do seu ciclo menstrual para a terra. Grande parte das mulheres devolve o seu sangue nas plantinhas que tem em casa.
Este ritual que a cada dia que passa ganha cada vez mais adeptas, surgiu na era paleolítica. Antigamente, nossas ancestrais durante o período menstrual se recolhiam em uma tenda vermelha e se colocavam de cócoras, permitindo que o sangue escorresse para a terra. Nessa tenda, as mulheres compartilhavam suas sabedorias, cantavam e faziam rituais.
Para elas esse ato tão importante, era um momento sagrado e único, onde elas tinham oportunidade de liberar tudo o que aconteceu no seu último ciclo, se purificando e renovando suas energias.
Por que Plantar a Lua?
Para os nossos ancestrais essa é uma forma de oferenda e gratidão, uma vez que o nosso sangue guarda o poder de gerar uma vida, e quando devolvemos o nosso sangue à mãe terra, plantamos uma semente que não foi fecundada, para gerar vida às nossas intenções, ideias e projetos.
Muitas mulheres aproveitam este momento para se conectar consigo mesmas, com o seu próprio corpo e todos os processos naturais que ele passa, com a espiritualidade, e principalmente, para se autoconhecer.
Em uma sociedade onde a menstruação é encarada como tabu, e muitas mulheres possuem dificuldades em se relacionar com o próprio corpo e sangue, construir essa relação de liberdade com a sua menstruação é um ótimo caminho para se aceitar e cultivar mais amor e carinho consigo mesma.
Como Plantar a Lua?
1 – Plante a lua quando estiver menstruada;
2 – Colete seu sangue utilizando o seu coletor menstrual, coloque em um outro recipiente e dilua com água (aproximadamente ⅔ do recipiente);
3 – Prepare o ambiente em um local calmo e tranquilo. Caso esteja em um ambiente aberto aproveite para realizar o ritual com os pés na terra. Mas se não tiver prepare um vasinho com terra e uma planta;
4 – Comece o ritual meditando um pouco, agradecendo tudo o que aconteceu em seu mês. Após isso, vá aos poucos derramando seu sangue na Terra, plantando suas intenções naquele local. Mentalize o que você quer plantar para que floresça durante o próximo mês;
5 – Ao finalizar você pode saudar a Lua, meditar, dançar, fazer o que quiser, pedindo para que consiga alcançar suas intenções.
6 – Prontinho, agora sua Lua está plantada e sua conexão com a natureza ainda mais forte!
Quer compartilhar suas experiências com a gente, ou tirar algumas dúvidas sobre Plantar a Lua? Acesse nosso grupo no Facebook, e converse com outras meninas que estão na mesma busca que você.