Mana, você sabe O que é e como funciona a Mandala Lunar? A Mandala Lunar é uma ferramenta de autoconhecimento bastante usada pelas mulheres que vêm resgatando o Sagrado Feminino e se reconectando com a sua natureza cíclica.
Materializada em uma folha branca e uma mandala preenchível, a Mandala Lunar foi feita para você preencher com observações e registros de alguns aspectos da sua vida.
Sua proposta principal é analisar o seu ciclo menstrual e registrá-lo, para perceber mudanças físicas, mentais, emocionais e energéticas que podem acontecer em determinados momentos do seu ciclo.
Ao expressar todos estes aspectos no papel, você começa a expandir a sua percepção sobre si mesma, e a perceber padrões de comportamento que podem estar associados ao nosso próprio ciclo menstrual.
Já parou para observar que todo mês você tem uma cólica intensa, um corrimento mais espesso, ou um dia que você fica mais irritada? Registrando estas experiências na mandala, você consegue compreender quando estes sintomas aparecerão para você, e mudar alguns pontos da sua rotina para poder lidar melhor com eles.
E mais do que lidar melhor com este pontos, é entender que estes acontecimentos podem ser um lugar de potência para você se autoconhecer melhor, e transformar estes “poréns” em uma ferramenta de consciência.
Como funciona a Mandala Lunar?
Em cada momento do nosso ciclo menstrual as mudanças, os pensamentos, o corpo e nossa energia vão mudando…
Tem épocas que nossa libido está nas alturas, e em outras que a gente não está com vontade de nada… As vezes nos sentimos super produtivas e com vontade de realizar todos os nossos objetivos pessoais, e as vezes só queremos descansar…
Tem dia que bate aquela deprê que dá vontade de se isolar dentro de casa… Ou tem dia que a gente quer encontrar com todos os amigos, e bater o cabelo na balada. Quem se identifica?
Não pense que isso acontece só com você, acontece com todas nós! Essa é a nossa natureza cíclica! Em diferentes momentos do nosso ciclo menstrual, sentimos e expressamos aspectos diversos da nossa personalidade, e tá tudo bem!
Através do preenchimento da Mandala Lunar, conhecemos estes padrões e podemos nos planejar para aproveitar nosso potencial de cada fase, e evitar que façamos coisas que nos deixam desconfortáveis.
Exemplo:
Toda época do mês tem aqueles dias que você fica deprê, com vontade de não sair de casa? Com a Mandala Lunar você já sabe quando essa época vai cair. Sabendo quando isso vai acontecer, você pode evitar de marcar compromissos de trabalho e pessoais, e se manter no direito de ficar quietinha em casa.
Como preencher a Mandala Lunar?
A Mandala Lunar é um espaço em branco que pode ser customizado com as suas próprias necessidades. Antes de começar a preenchê-la, pare por um momento e pense:
“O que você quer conhecer e avaliar em si mesma neste momento, que pode estar relacionado ao seu ciclo menstrual?”
Depois separe em categorias aquilo que você quer observar e anote em um papel:
– Sentimentos/Emoções
– Questões físicas
– Comportamentos
– Tarefas que gostaria de realizar
Exemplo:
Sentimentos/Emoções – Todo mês sinto que tenho alguns dias de muita produtividade, e outros de muito cansaço. Então anote essas 2 palavras.
Questões físicas – Sinto também que minha pele se enche de espinhas em algumas semanas, e em outras meu intestino funciona normalmente.
Comportamentos – Tem épocas que como muito doce, e em outras nem lembro que o doce existe.
Tarefas – Quero poder meditar ou praticar yoga mais vezes, para poder controlar a minha ansiedade.
Feita essa organização você pode escolher símbolos para cada um dos pontos que você deseja observar. Com símbolos você consegue preencher e ler mais facilmente a sua Mandala Lunar.
Exemplo:
Toda vez que eu praticar Yoga, vou preencher com um desenho da Flor de lótus.
Espere o primeiro dia da sua menstruação chegar para começar a preencher a sua mandala.
Desceu? Então bora lá!
1) Consulte no calendário em que Lua aconteceu o primeiro dia da sua menstruação, e marque na mandala o número 01 ao lado da lua escolhida. E enumere as luas até o último dia da sua menstruação.
2) Depois escreva a Data no campo “Data” e “Dia” e siga preenchendo até terminar a folha. Quando esta folha terminar, imprima uma nova folha e mantenha-se preenchendo a sua mandala.
É importante preencher a Mandala Lunar durante todo o ciclo menstrual, e não somente durante a menstruação. Depois de alguns meses você poderá reunir todas as mandalas preenchidas e observá-las, descobrindo os seus padrões e adaptando a sua rotina.
3) Ao final do dia, anote o que você sentiu Emocional e Fisicamente na sua Mandala. Você pode preencher em texto, ou com os símbolos que você escolheu anteriormente.
E assim você começa a preencher a sua Mandala Lunar, e a se observar e autoconhecer melhor, para perceber seus potenciais e lidar com suas emoções com mais consciência.
Se você quiser saber como preencher a Mandala Lunar através de um vídeo, a Ariadne do projeto @transcendernatural fez uma live no nosso Instagram explicando como usar a Mandala Lunar. Essa live foi disponibilizada no nosso IGTV, e você pode assistir aqui: Live “Mulheres Cíclicas e Mandala Lunar”.
Download gratuito da Mandala Lunar
Mana, quer começar a preencher a sua Mandala Lunar, agora? Então faça o download gratuito da Mandala Lunar da Violeta Cup, e inicie o seu processo de autoconhecimento.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre no nosso grupo do Facebook e compartilhe sua experiência com outras mulheres do Mundo Violeta.