O que é a candidíase, você sabe? E você sabe como ela acontece no nosso corpo e como podemos preveni-la?
Neste post do nosso blog, vamos falar um pouco sobre essa infecção que, de acordo com o Ministério da Saúde, é bastante comum entre as mulheres, principalmente aquelas que estão na idade reprodutiva.
A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida, que pode afetar diversas partes do corpo, como a pele, a boca, a garganta e os órgãos genitais. Nos casos de candidíase genital, as mulheres são as mais afetadas, mas os homens também podem apresentar a infecção.
Como a candidíase acontece?
A candidíase ocorre quando há uma proliferação excessiva do fungo Candida, causando sintomas como coceira, irritação e vermelhidão. No caso da candidíase genital, ela também pode apresentar corrimento branco e espesso, e dor durante as relações sexuais ou ao urinar.
Essa infecção pode ocorrer por diversos motivos, como:
– Baixa imunidade
– Uso de antibióticos
– Uso de roupas muito justas
– Uso prolongado de roupas molhadas
– Uso de produtos de higiene íntima que deixam a região da vulva, por exemplo, úmida e quente
– Problemas emocionais como estresse e ansiedade
– Flora vaginal com pH desequilibrado
Como prevenir a candidíase?
Para prevenir a candidíase, é importante manter a região genital limpa e seca, usar roupas íntimas de algodão e evitar roupas muito justas ou sintéticas, além de evitar o uso de produtos de higiene íntima que contenham perfumes ou outras substâncias irritantes.
É importante também ter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar o estresse e praticar exercícios físicos regularmente.
Além disso, é importante lembrar que a candidíase genital também pode ser transmitida durante o contato sexual, especialmente se o parceiro estiver com a infecção. Nesse caso, é recomendado o uso de preservativos durante as relações sexuais para prevenir a transmissão do fungo Candida.
Coletor Menstrual causa candidíase?
Pode ficar tranquila, mana, o coletor menstrual não causa candidíase, ele inclusive ajuda a evitar a infecção, pois ele evita também a geração de calor e umidade na região da vulva, diminuindo a probabilidade de proliferação de fungos.
Mas para usá-lo com segurança, você precisa fazer a higienização correta do seu copinho e secá-lo antes de colocar no seu canal vaginal. Se você tem dúvidas sobre higienização, dá uma olhadinha no vídeo que separamos abaixo:
– (VÍDEO) Como higienizar o Disco Menstrual (também serve para o Coletor Menstrual)
Contudo, vale ressaltar que caso o problema tenha se desenvolvido durante o ciclo menstrual, é necessário higienizar o copinho para que possa utilizá-lo normalmente no próximo mês. Para saber como fazer corretamente essa limpeza, criamos um passo a passo simples e completo nos materiais que disponibilizamos abaixo:
– Candidíase: quais são os cuidados para quem usa coletor ou disco menstrual?
– (VÍDEO) Candidíase: veja o que fazer com o seu coletor ou disco menstrual
Se você está tendo sintomas de candidíase genital, como coceira, irritação, corrimento branco e espesso e dor durante as relações sexuais, é importante procurar um médico para realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Manda uma mensagem para a gente no Instagram. Vamos adorar conversar com você. Vem para o Mundo Violeta!
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!