Quem está acostumade com o Coletor Menstrual sabe que ele não machuca, nem causa dor ou incômodo. Contudo, principalmente durante os 3 primeiros ciclos menstruais, ou seja, durante a fase de adaptação ao copinho, algumas pessoas podem sentir o Coletor Menstrual machucando a vulva ou a vagina.
Este produtinho incrível foi criado para dar maior liberdade para quem menstrua, além de tranquilidade e segurança total, uma vez que ele é fabricado com silicone medicinal hipoalergênico, ultra-macio e flexível, perfeito para se moldar e adaptar ao nosso corpo. Mas se você está sentindo alguma coisa, pode ser que algum detalhe ou ajuste precise ser feito.
Para te ajudar a entender o motivo desse incômodo, separamos alguns dos principais motivos que podem estar ocasionando isso. Se liga 🙂
6 motivos para o seu Coletor Menstrual estar te incomodando
- Usar o copinho antes de menstruar
Nós só indicamos o uso do copinho durante a menstruação, pois fora dela, nossa vagina não tem lubrificação suficiente para o uso do coletor.
Caso queira inseri-lo antes do seu período menstrual, sugerimos utilizar um lubrificante à base de água;
- Cabinho grande ou para fora do canal vaginal
O cabinho pode estar grande e saindo do canal vaginal, ocasionando um incômodo na vulva.
O ideal é cortá-lo para que ele fique completamente dentro do canal vaginal e pare de te machucar;
- Encaixe incorreto
Pode ser que você tenha colocado o copinho muito fundo, ficando em cima do colo do útero, ou do lado do colo do útero. Isso pode estar ocasionando um incômodo na virilha ou no abdômen. Tente localizar onde está o seu colo do útero e coloque o copinho embaixo dele.
Para saber onde está o seu colo do útero, dá uma lida neste post do nosso blog “Como medir a altura do colo do útero”
- Vácuo muito forte
O vácuo criado pelo copinho pode estar muito forte, ocasionando uma leve cólica.
Para que isso não aconteça, depois de inserir o coletor menstrual, basta colocar com cuidado o dedo indicador no seu canal vaginal ao lado do coletor, e pressionar a parede da vagina para o lado de fora, para tirar um pouco do vácuo criado.
- O coletor pode estar maior que o recomendado para a sua anatomia
Se o seu colo do útero for baixo e você estiver usando um Violeta Cup tipo A, por exemplo, pode ser que o seu copinho esteja grande para a sua anatomia.
Para saber se você está usando o coletor menstrual correto, veja esse post do nosso blog “Qual é o tipo de coletor menstrual ideal para mim?”
- Nervosismo
Eu sei, nós não estamos acostumades a mexer na nossa vulva e na nossa vagina e por isso o tempo de adaptação ao copinho pode ser um desafio para algumas de nós.
Mas quando ficamos nervoses, o nosso canal vaginal enrijece e deixa o processo de colocar e tirar o copinho mais complicado.
Por isso, tente deixar o nervosismo de lado durante a inserção do coletor em seu canal vaginal. A dica é manter o sorriso no rosto, pois sim, o sorriso relaxa nossos músculos, tomar um banho quente e colocar uma música para dançar!
- Baixa Lubrificação
Pode ser que a sua vagina esteja menos lubrificada e isso pode dificultar a inserção e retirada do copinho. Por isso, experimente usar um pouquinho de lubrificante à base de água.
Como colocar o Coletor Menstrual?
- Escolha a melhor posição, pode ser de cócoras, em pé ou deitada;
- Dobre o seu copinho;
- Insira o Coletor Menstrual no canal vaginal e acomode para que ele não te machuque;
- Deixe-o por até 12 horas;
- Retire o seu coletor para esvaziá-lo;
- Higienize com água corrente, e coloque-o novamente.
No início e no final da menstruação, sempre ferva o copinho por 3 minutos e guarde-o em uma sacolinha ou porta copo 2 em 1 para evitar a geração de fungos e bactérias.
Quer conhecer mais sobre o Mundo Violeta? Acesse nosso site e fique por dentro de tudo que está rolando por aqui ????