Oi manas! Hoje o assunto abordado é bastante importante e com certeza vale a leitura! Vamos falar sobre menstruação atrasada.
A menstruação é um dos principais assuntos que rondam o universo feminino em todo o mundo. Ela marca o final e o início de um novo ciclo reprodutivo da mulher, sendo dividido em três períodos, além da fase menstrual:
1) Fase pré-ovulatória: quando os hormônios trabalham para amadurecer o óvulo;
2) Ovulação: momento que acontece durante o ciclo menstrual, onde é liberado o óvulo e ele se dirige até as tubas uterinas, onde fica por aproximadamente 24 horas esperando um espermatozóide para fecundá-lo;
3) Fase pós-ovulatória: pode acontecer em duas fases, quando o óvulo é fecundado e ele se transporta até o útero e se fixa no endométrio, ocorrendo a gravidez da mulher ou do contrário, quando o óvulo se desintegra e o endométrio passa a descamar, ocasionando o sangramento mensal como uma forma de liberá-lo.
Normalmente a menstruação ocorre todo o mês, por isso é possível prever uma data para que isso aconteça. O ideal é que o ciclo dure, em média, 28 dias. Mas algumas mulheres podem ter um ciclo que varia de 23 a 35 dias.
Contudo, existem diversos fatores que podem influenciar e prejudicar o ciclo da mulher, adiando a data do início da menstruação. Assim, como o atraso pode ocorrer sem nenhum motivo específico.
Qual é o motivo da menstruação atrasada?
Como falamos anteriormente muitos fatores podem influenciar o atraso menstrual, um dos principais é a gravidez. Porém, outras coisas podem desencadeá-lo e deixar as manas cheias de minhocas na cabeça.
Vamos citar alguns dos principais fatores, mas o ideal quando isso acontecer é procurar um médico para analisar o que de fato pode estar ocorrendo. Afinal, apenas eles podem dar um diagnóstico preciso e certo sobre o problema. Beleza?
Uso prolongado do anticoncepcional
Quando utilizamos por muito tempo as pílulas anticoncepcionais e interrompemos o seu uso, isso pode interferir diretamente no seu ciclo menstrual, uma vez que o nosso organismo precisa se readaptar ao processo de produção hormonal.
Geralmente pode levar em média até 6 meses para que o corpo volte ao normal e a menstruação se regularize por completo.
Mudanças drásticas no peso
Sabe aquelas dietas malucas que fazemos e perdemos muito peso repentinamente ou aquele momento que ganhamos peso sem nem perceber?
Pois é, essas mudanças drásticas podem alterar e prejudicar os níveis de estrogênio e interferir no processo ovulatório da mulher.
Desta forma, é muito importante ficarmos atentas, pois esses ganhos e perdas de peso de forma intensa e rápida, podem alterar a produção dos hormônios em nosso corpo e desregularizar o ciclo menstrual.
Estresse e ansiedade
Outro ponto que pode fazer com que haja um atraso em nossa menstruação são os fatores emocionais. Eles influenciam diretamente na produção de hormônios, podendo causar a desregularização do ciclo ou a antecipação da menstruação.
É bastante comum que mulheres sofram com estresse e ansiedade esperando pela nossa amiga periódica e, isso pode gerar ainda mais atraso.
Exercícios físicos em excesso
Não é segredo para ninguém que ter uma rotina saudável unindo uma boa alimentação e a prática diária de exercícios só faz bem para o nosso corpo e mente. Entretanto, quando existe um excesso de desgaste físico, pode ocasionar uma desordem neuroendócrina que prejudica e interfere no funcionamento regular do hipotálamo.
Essa desordem prejudica a liberação dos hormônios estimuladores dos ovários, fazendo com que o organismo pare de produzir o estrógeno e a progesterona, ocasionando assim o atraso menstrual da mulher.
Caso a sua menstruação esteja atrasada, e você não se encaixe em nenhum destes fatores, procure uma ginecologista 🙂 Ela poderá te examinar, e verificar a causa deste atraso.
E se quiser tirar dúvidas com outras manas, entre no nosso grupo do Facebook. Lá você terá uma rede de apoio, que te ajudará com todas as perguntas que tiver. Beijos!
Leia também:
– Como funciona a menstruação? Conheça melhor o seu corpo
– É verdade que a menstruação limpa o útero?
– Conheça todos os tipos de absorvente disponíveis, e escolha o seu preferido!