O ciclo menstrual apesar de ser algo bastante natural ainda é um grande tabu para algumas pessoas que, com medo de tocar no assunto, ficam muitas vezes sem acessar informações sobre o próprio corpo, sobre a própria menstruação e sobre a própria saúde.
Mas isso não quer dizer que não nos aparecem dúvidas, pelo contrário, as dúvidas são frequentes, e é por isso que é necessário produzir conteúdos sobre o tema para que a gente possa cada vez mais ter autonomia sobre o funcionamento do nosso corpo.
Neste post, por exemplo, vamos explicar o que é o período fértil e como podemos identificar que estamos passando por ele. Mas antes disso, indicamos que você procure entender melhor o que é o ciclo menstrual e como ele funciona.
O que é o período fértil?
O período fértil pode ser caracterizado pelo intervalo de dias em que aumentam-se as chances de engravidar. Ele ocorre todos os meses quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas pronto para ser fecundado pelo espermatozóide (quando se dá início à gestação).
Ele pode durar cerca de cinco dias, levando em conta tanto a ovulação quanto o tempo de sobrevivência de um espermatozóide no corpo da mulher após a relação sexual.
Se você quer engravidar, por exemplo, o ideal é que você tenha relações sexuais dois ou três dias antes da ovulação, para aumentar as chances de ocorrer uma gravidez.
Algumas pessoas conseguem observar diferentes mudanças físicas em seu corpo durante o período fértil, dentre elas podemos citar:
- Aumento do muco vaginal;
- Mamas inchadas;
- Aumento da temperatura corpórea;
- Surgimento de espinhas;
- Aumento da libido;
- Dor no baixo ventre.
Como saber que estou no período fértil?
Além dos sintomas citados acima, algumas pessoas possuem outros métodos que ajudam a identificar o período fértil, entre os mais comuns e que estão no alcance de todos, estão o calendário ou tabelinha, onde anotamos os dias que menstruamos e contamos, a partir do último dia de menstruação, quantos dias faltariam para o período fértil.
Normalmente, a previsão do período fértil é contada 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, com uma margem de 3 dias antes e 3 dias depois.
Antigamente o calendário ou tabelinha eram impressos, mas hoje em dia você pode usar alguns aplicativos famosos de menstruação que nos ajudam a registrar esses dias no próprio celular e a fazer esse cálculo automaticamente.
Ah, detalhe importante: o calendário ou tabelinha são válidos apenas para quem tem ciclo menstrual regular.
Já quem possui o ciclo irregular pode realizar testes de ovulação disponíveis nas farmácias. Assim como os testes de gravidez, eles também são bastante rápidos e super práticos, apresentando o resultado por meio do contato com a urina.
Outro método que também pode ser utilizado é por meio da ultrassonografia, sendo mais comum para mulheres que estão no processo do tratamento de reprodução assistida.
Contudo, caso você não deseje engravidar, o ideal é ter atenção e não deixar de utilizar alguns desses métodos contraceptivos nestes dias, já que as chances para engravidar aumentam bastante:
- Pílula anticoncepcional;
- Camisinha;
- Dispositivo intrauterino (DIU);
- Diafragma vaginal.
Lembre-se de sempre procurar um médico ginecologista para que ele possa fazer uma avaliação e encontrar o melhor método contraceptivo para você.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Manda uma mensagem via direct no Instagram. Vamos conversar ????
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!