Se você chegou até aqui, provavelmente deve ter ouvido (ou lido) bastante sobre as vantagens do copinho, não é mesmo? Mas ainda te restam dúvidas sobre como funciona o coletor menstrual?
Nós da Violeta Cup preparamos uma série de posts que ajudam a resolver as primeiras dúvidas que toda menina tem, quando começa a pesquisar sobre esta invenção maravilhosa.
Se quiser dar uma olhadinha, separamos alguns links abaixo:
– O que é o coletor menstrual
– Como eu faço para colocar o meu coletor menstrual?
E se você ainda gostaria de entender como o coletor menstrual funciona durante o ciclo menstrual, siga lendo este post, que vamos te explicar tim tim, por tim tim.
O coletor menstrual
Um breve resumo
O coletor menstrual, um copinho de silicone medicinal hipoalergênico, criado em 1867 nos EUA, é um grande substituto para o absorvente convencional (seja interno ou externo).
Por ser reutilizável, com ele você ajuda o planeta, economiza e ainda pode ter um ciclo menstrual muito mais tranquilo e divertido. Já que com o copinho é possível nadar e fazer qualquer exercício.
– “E como usá-lo?”
Após higienizado, a mulher deve testar diferentes dobras para verificar qual delas lhe ajudará no processo de inserção do coletor menstrual, no seu canal vaginal.
– “Peraí, eu preciso colocá-lo dentro do meu canal vaginal?”
Sim mana, e não precisa se assustar! 😉
A dificuldade de mexer em nossos corpos, é reflexo de vários tabus criados pela sociedade. Se a gente se entende com o nosso corpitcho, colocar um coletor fica mais fácil do que pintar as próprias unhas. Te garanto!
Existem dois tipos de coletores menstruais, o Tipo A e o Tipo B, onde o maior deles têm até 46mm de diâmetro e 7,7cm de altura. Um objeto pequeno, que com a ajuda das dobras, tornará o seu processo de inserção muuuito mais fácil.
Após inserido, basta dar uma tateada em suas bordas com o dedo indicador, para verificar se o coletor abriu e criou vácuo. Tudo pronto?
Agora o copinho entra em ação!
Como funciona o coletor menstrual?
Seu funcionamento durante o ciclo menstrual
A menstruação acontece quando nosso corpo, que estava se preparando para uma possível gravidez, percebe que não vai ser dessa vez que nos tornaremos mães, e decide eliminar o revestimento do nosso útero.
Comumente, a maioria das mulheres usam absorventes para absorver o sangue da menstruação. E essa pode parecer uma opção muito mais simples e segura, mas não é…
Por conta do contato do sangue com o ar, os absorventes externos podem causar problemas com fungos e bactérias, e ainda gerar um cheiro desagradável.
Com o coletor menstrual é diferente, o copinho coleta o sangue da menstruação, e por ficar dentro do canal vaginal, não permite que o sangue entre em contato com o ar até que ele seja jogado fora.
Durante 12 horas, você ficará tranquila e segura com o seu copinho, que estará coletando todo o sangue da sua menstruação, sem nenhum incômodo, cheiro ou risco de infecções.
Completaram-se 12 horas? Tire o seu copinho, esvazie-o na privada ou no chuveiro, higienize e coloque de novo!
Ops! Mas peraí, tinha tão pouco sangue…
Pois é, com o coletor menstrual é possível ter uma melhor dimensão da quantidade de sangue que expelimos durante a menstruação. Que na maioria das vezes, é muito menor do que parecia, quando usávamos um absorvente convencional.
Entretanto, se o seu fluxo menstrual for alto, recomendamos que realize o esvaziamento do coletor em intervalos menores. De qualquer forma, ele cumprirá muito bem o seu papel e te deixará muito mais tranquila quanto às terríveis preocupações de vazamento.
Utilize o coletor durante todos os dias da sua menstruação, e depois que esta fase acabar, higienize-o e guarde para a próxima vez.
Não é simples? Agora só falta você experimentar 😉
Tem alguma outra dúvida em relação ao copinho? Entre no nosso grupo do Facebook. Lá você encontrará uma rede de mulheres que estão dispostas a ajudar você, e compartilhar suas experiências.