Quantas vezes você já se pegou surpresa com a chegada inesperada da sua menstruação? Várias, né? Mas saiba que se você tem um ciclo menstrual regular, é possível calcular a chegada da sua próxima menstruação e evitar novas surpresas!
Acontece que a menstruação não é um fato isolado que ocorre somente dentro de 5 a 7 dias, ela faz parte de um processo chamado “ciclo menstrual” que acontece, em média, durante 28 dias.
Então antes de tudo, é preciso compreender o que é e como funciona o ciclo menstrual. Bora lá?
Entenda as fases do ciclo menstrual
O ciclo menstrual faz parte do funcionamento natural e essencial do nosso corpo, que se prepara mensalmente para uma possível ou “não possível” gravidez. Conhecê-lo nos ajuda, além de prever a próxima menstruação, conhecer melhor o nosso corpo, a nós mesmas e cuidar melhor da nossa saúde.
Ele dura em torno de 28 dias, tendo início no primeiro dia da menstruação e terminando antes do início da próxima menstruação, e é dividido em 3 fases principais, onde cada fase é regida por flutuações hormonais que trazem alterações significativas para o nosso corpo:
- Fase Folicular: Começa no primeiro dia da menstruação e termina antes da ovulação, podendo durar entre 5 a 12 dias.
Durante este período, o cérebro aumenta a produção do hormônio folículo-estimulante (FSH), que faz com que os ovários amadureçam os óvulos e liberem maiores quantidades de estrogênio, hormônio responsável pelo revestimento do útero, que vai se preparando para uma possível gravidez. - Ovulação: Enquanto vai acontecendo o aumento do hormônio do estrogênio, nosso corpo começa a produzir também o hormônio luteinizante (LH), que seleciona o óvulo que mais amadureceu durante a fase folicular para liberá-lo do ovário, em um processo chamado de “ovulação”.
A ovulação ocorre, normalmente, no 14º dia do ciclo menstrual, e o óvulo é levado pelas trompas até o útero, onde sobreviverá por 24 horas. Se houver relação sexual com penetração durante este período, sem o uso de método contraceptivo, o encontro do espermatozóide com o óvulo gerará a fecundação, que poderá se tornar uma gravidez. - Fase Lútea: Essa é a última fase, quando o corpo produz progesterona para preparar o útero para uma possível gravidez. Se a fertilização não ocorrer, os níveis hormonais caem, levando à menstruação!
Calculando a Chegada da Próxima Menstruação
Confira abaixo algumas etapas básicas para calcular a próxima menstruação e não ter uma surpresa no meio do caminho.
- Registre as datas anteriores
Anote o primeiro dia da sua menstruação e a duração de cada ciclo ao longo de alguns meses. Isso ajudará a identificar padrões e prever quando esperar a próxima menstruação.
- Uso de Aplicativos
Hoje em dia, existem diversos aplicativos dedicados ao acompanhamento do ciclo menstrual. Eles calculam automaticamente a data da próxima menstruação com base nas informações que você fornece para ele sobre a sua saúde.
- Média Geral
Calcular a próxima menstruação pode ser bastante útil, seja para se preparar com antecedência, fervendo o seu Coletor ou Disco Menstrual, ou levando a Calcinha Absorvente na sua bolsa, seja para acompanhar a sua saúde reprodutiva.
Lembre-se de que a data da menstruação pode ser influenciada por vários fatores, e esses cálculos são apenas uma estimativa geral. Contudo, normalmente, os ciclos menstruais regulares podem ocorrer 28 dias após o término de uma menstruação.
Cada pessoa é única, e as fases do ciclo menstrual podem variar de acordo com cada um. Além disso, fatores como estresse, mudanças no estilo de vida e condições médicas também podem afetar o ciclo. Portanto, considere essas dicas como diretrizes gerais e fique atenta aos sinais do seu corpo.
Vale ressaltar também que é sempre importante consultar um profissional de saúde para obter orientações corretas e entender ainda mais como funciona o seu corpo.
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!