Você sabia que os produtos menstruais, como o Coletor Menstrual, não são só para mulheres? O Coletor Menstrual, a Calcinha Absorvente e o Absorvente Reutilizável foram feitos para todes! ????✨ Não foram feitos só para Mulheres Cis, mas também para Homens Transgênero e Pessoas Não-Bináres ????
Homens Transgênero e Pessoas Não-Binárias possuem Sistema Ovariano e, por isso, também menstruam ????Somente em casos de intervenções cirúrgicas ou sob o uso de determinados hormônios, é que a menstruação pode cessar e o uso do copinho não se torna necessário. Mas o conforto e a liberdade do Coletor Menstrual deve ser acessível para todes ????
Pensando em conversar mais sobre o assunto e ajudar a construir um mundo sem preconceitos e com mais amor e aceitação, convidamos os lindes do Coletivo Transceda, Bryan e Raphaella, para contar um pouco sobre a importância de se falar sobre menstruação para pessoas LGBTQI+. E olha, o papo com eles foi incrível ????
Se quiser saber mais sobre o assunto, através dos conteúdos criados pelo Coletivo Transceda, dá uma espiadinha no vídeo que eles gravaram no Youtube e no vídeo gravado no IGTV. Ficaram divertidos e esclarecedores!
1 – Bryan e Raphaella, muito obrigade por toparem conversar com a gente aqui no Blog da Violeta Cup, e parabéns pelo conteúdo que vocês têm produzido e publicado na internet ????Contem um pouquinho sobre cada um de vocês e como surgiu o Canal Transceda 🙂
Oiee pessoal, muitooo obrigade pelo convite, estamos super felizes em estar aqui batendo um papo com vocês!!!
Eu sou Bryan, sou uma pessoa trans não-binárie, assexual, gorde e produtore cultural, ArTivista visual, arte-educadore. E eu sou Raphaella Gomez, sou travesty, TransAfro artista visual, produtora cultural e produtora audiovisual.
O Transceda é um projeto sócio-cultural LGBTQIA+ e interseccionalidades, que nasceu do nosso amor Transcentrade e da nossa falta de protagonismo trans nos espaços da Baixada Santista, em São Paulo. Nós atuamos com eventos culturais e pela democratização de acessos, com palestras e oficinas focadas em falar sobre nossos corpos e nossas necessidades.
2 – A gente admira muito a forma como vocês têm feito para divulgar informações sobre e para o público LGBTQI+, no Canal Transceda. Com muita simpatia, bom humor e lindeze! Temos certeza que vocês vem ganhando muito público. Quais serão os próximos passos?
Ficamos extremamente felizes em ver o reconhecimento do nosso trabalho, que realmente nosso jeito extrovertides ajuda as pessoas a aprenderem mais! E esse sempre foi nosso foco, ter uma linguagem simples e acessível para todes. Nosso próximo passo é conseguir monetizar o transceda e conquistar nossa sede, para podermos atender mais pessoas LGBTQIA+.
3 – Depois que começamos a adotar a linguagem neutra na nossa comunicação, muita gente começou a nos questionar sobre o fato dos Produtos Menstruais serem para Todes, não apenas para Mulheres Cisgênero.
Existe a necessidade de comunicar, cada vez mais, que pessoas Não-Bináries e Homens Transgênero também menstruam e também podem usar estes produtinhos. Mas parece que esse tipo de discussão ainda é recente e precisa ser bastante abordada. Como vocês veem essa questão?
A linguagem neutro é extremamente importante, porque precisamos reconhecer e legitimar corpes não-bináries, e falar sobre a necessidade de acesso tanto a produtos menstruais, quanto a saúde por homens trans e pessoas não-bináries. Pra nós é incrível ver uma empresa como a Violeta Cup abordar esse tema, sentimos representatividade.
4 – Quais são os principais entraves para o entendimento de que a menstruação acontece com Mulheres Cisgênero, Homens Transgênero e Pessoas Não-Bináries?
A maior dificuldade é a visão de que menstruação é um tabu a ser falado, e isso atinge todes. Precisamos falar sobre uma saúde para todes, não “saúde da mulher”, e normalizar a menstruação, e que todes os corpes precisam ser pautades e incluídos. Pois a quantidade de homens trans e pessoas não binaries que tem medo de falar sobre isso e de ir ao ginecologista, por exemplo, é gigantesca.
5 – E entre as pessoas Transgênero e Não-Bináries, quais são as maiores dificuldades para lidar com a menstruação?
A maior dificuldade é a associação que a menstruação traz a um gênero, que um homem trans, por exemplo, não deixa de ser homem por menstruar. A disforia causada pela menstruação é por conta de estereótipos criados, papéis de gênero que nunca existiram, e que só reforçam a falta de respeito com o corpo trans.
6 – Nas últimas semanas o Bryan experimentou os produtos Violeta Cup, como o Coletor Menstrual. Como foi a sua experiência como pessoa Não-Binárie, usando o copinho?
Eu amei a experiência, foi uma coisa totalmente nova pra mim, ter esse contato com o meu corpo, ainda mais sendo uma pessoa trans não-binárie assexual foi muito importante. Desde criança minha vó me incentivou a me tocar e reconhecer meu corpo, e poder estar tendo essa relação com a minha menstruação foi um trabalho gigante de auto-conhecimento e autoestima.
7 – Você também experimentou a Calcinha Absorvente e o Absorvente Reutilizável? E o que achou?
Eu experimentei o absorvente reutilizável, e eu me senti super confortável, porque eu sempre tive alergia a absorventes descartáveis, e achar várias opções pra mim, sem me machucar foi empoderador.
8 – E vamos finalizar com uma mensagem que vocês gostariam de passar para o público do Canal Transceda e do Mundo Violeta Cup?
Primeiramente queremos agradecer pelo espaço e pela troca que estamos tendo com o Mundo Violeta Cup, e dizer que a desconstrução é um processo contínuo e que não tem fim, estamos aqui sempre para trocar vivências e saberes.
Queremos também, pedir para vocês, pessoas cis que estão lendo, repassarem todos tipo de informação, não fiquem calades diante a Transfobia, nós precisamos muito de aliades nessa causa.
E você pessoa com útero, trabalhe o contato com o seu corpo e com a sua menstruação, precisamos desfazer o tabu que circula diante nossos corpos e a nossa menstruação.
Muito obrigade, e sigam a gente em nossas redes!!!
Instagram: @transceda_
YouTube: Transceda
Tem alguma história interessante com os seus produtinhos Violeta Cup? Mande uma mensagem no nosso perfil do Instagram, que podemos entrevistar você ☺
E se quiser conhecer melhor nossos produtos, visite a nossa lojinha <3