Sim, nossos laços familiares influenciam diretamente na nossa escolha dos produtos menstruais. Há quem converse abertamente com seus familiares sobre estas questões, e há quem não tenha liberdade para falar sobre isso com alguém… Mas na maioria das vezes, quem nos indica qual produto usar, é quem está mais próximo da gente. Não é mesmo?
Se antigamente nossas mães nos mostravam os absorventes descartáveis… Hoje as novas gerações possuem um leque maior de produtos para escolher. Mães, avós, tias, amigas estão atualizando o nosso modo de lidar com a menstruação.
Um exemplo disso é a Rosy, nossa queridíssima cliente do Mundo Violeta que após descobrir a maravilha que é usar um Coletor Menstrual, decidiu presentear sua irmã e sobrinha com produtinhos sustentáveis para a menstruação.
Vem cá ler essa conversa gostosa que a gente teve com ela 🙂
1- Rosy, em primeiro lugar, muito obrigada por topar conversar com a gente. É muito legal saber que os produtos sustentáveis para a menstruação já estão sendo passados como dica de família, e é por isso que gostamos da ideia de conversar sobre isso com você.
Você se lembra quando e como você descobriu o Coletor Menstrual? Qual foi a sua primeira reação?
Eu descobri tem uns quatro anos, estava pesquisando sobre o que poderia substituir o absorvente tradicional e me deparei com o coletor. Na hora falei que seria ele, porém no momento eu não estava com condição para comprar e acabou ficando no esquecimento mas um ano depois eu tive de condição e foi a primeira coisa que pensei em comprar.
2 – O que te fez decidir experimentar o Coletor Menstrual?
Eu sofria muito com assaduras com o absorvente tradicional e era muito sofrimento todos os meses, eu odiava ir ao banheiro quando estava menstruada e muitas vezes me segurava até poder tomar banho porque toda vez que eu ia no banheiro eu tinha que trocar o absorvente.
3 – Como foram as suas primeiras menstruações com o Coletor Menstrual? As dificuldades que você teve, as vantagens que você sentiu…
Foi super tranquilo, eu já tinha estudado bastante sobre ele, sobre suas dobras e sobre as dificuldades que eu poderia ter, então foi muito fácil usar. Me adaptei no primeiro ciclo!
4 – Qual foi o primeiro produto menstrual que você usou na sua vida? E quem te mostrou e ensinou a usar ele?
O primeiro foi o absorvente descartável, eu era a caçula de 4 irmãs, então minha mãe sempre comprava bastante e deixava no banheiro. Antes de usar eu nunca tinha conversado com ninguém sobre o assunto pois morria de vergonha, tanto que minha mãe só veio descobrir que eu tinha menstruado quatro ciclos depois.
5 – Em mensagens que trocamos via Instagram, você comentou que você incentivou suas irmãs a usarem o copinho também. Quantos anos tem as suas irmãs? E como foi ter essa conversa com elas?
Sim eu amei tanto que eu queria que todos conhecessem o coletor menstrual e começassem a amar ele também. Então eu sempre falava para todo mundo, para minhas irmãs, sobrinhas, amigas… Comentei por alto com elas que eu usava e decidi comprar para elas de presente de Natal. Elas também nunca tinham ouvido falar sobre o coletor, nem sabia como usar
6 – E o que as suas irmãs acharam do Coletor Menstrual, como está sendo a experiência delas? Quantos anos elas tem ?
Uma tem 38 anos e a outra 37.
Minha irmã de 38 anos no início não se adaptou e ficou três ciclos sem usar, mas ela sentia muita cólica então tentou usar novamente e deu super certo. Hoje ela fala que quando sente a cólica vindo ela já coloca o copinho logo e passa. Hoje ela está amando usar o coletor
A irmã de 37 se adaptou muito fácil, hoje ela fala que é o queridinho dela e que é uma pena ela não ter conhecido antes.
7 – Você também contou que comprou Calcinhas Absorventes para a sua sobrinha de 11 anos. Por que você decidiu dar calcinhas para ela?
Pra minha sobrinha eu comprei porque eu acho muito desconfortável usar absorvente e ela faz academia, então eu achei que seria interessante ela usar a calcinha que é mais confortável;
8 – E o que a sua sobrinha achou da calcinha? Ela se adaptou ao produto?
Ela se adaptou, porém não gostou muito porque eu comprei só uma kkkk Para a gente fazer o teste né, para ver se servia, como ela é muito magrinha eu fiquei com medo de não servir. Mas serviu super bem!
9 – Além dos benefícios que o uso dos produtos sustentáveis para a menstruação trazem para o nosso dia a dia, você e sua família também já têm sentido os benefícios financeiros que eles trazem para as nossas finanças também?
Ah com certeza, foi uma grande economia porque eu não usava apenas um pacote de absorvente descartável, era normalmente dois ou três pacotes porque sempre que eu ia no banheiro eu tinha que trocar, era horrível ficar com ele sujo.
Fora que no final eu ainda usava o protetor diário porque mesmo depois de terminar o ciclo, ainda ficava descendo um pouquinho né acho que era o resíduo que ficava no canal vaginal. Então eram mais dois dias usando protetor diário, hoje com o coletor menstrual meu ciclo dura apenas 4 dias e antes eram 7 usando protetor e absorvente descartável.
10 – Como você acha que deveríamos falar sobre menstruação e produtos menstruais para as próximas gerações? Você acha que daqui pra frente as meninas vão ter acesso a mais informação e outros tipos de produtos, e ter mais autonomia para lidar com a menstruação da forma como elas desejam?
Eu acho que deveria ser um assunto normal, até porque todas nós vamos passar por isso, não tem essa que vai ficar de fora, deveria ser um assunto sem tabu.
Acho que as mães deveriam começar a conversar mais sobre esse assunto com suas filhas, desde pequenas, para elas não se assustarem quando chegar a sua vez.
Eu por exemplo, não tive essa conversa, mas hoje com a internet ficou muito mais fácil ter esse tipo de informação. De qualquer forma, acredito que uma conversa com mamãe seria mais adequado ,eu por exemplo tenho uma filha de 6 anos que é super curiosa então ela sempre pergunta tudo e eu sempre converso de tudo com ela, inclusive sobre menstruação.
Tem alguma história interessante com o seu Coletor Menstrual ou Calcinha Absorvente Violeta Cup? Mande uma mensagem na nossa página do Instagram, vamos adorar entrevistar você.
E se quiser conhecer melhor nossos produtos, visite a nossa lojinha <3
Por isso, não se culpe se você está sem vontade de transar… A culpa não é sua! Mas sim do seu parceiro/a ou de uma estrutura que pede que você atenda tantos papéis (mesmo estando esgotada). Cuide de você primeiro!
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!