Você está com candidíase e não sabe o que fazer com o seu Coletor ou Disco Menstrual? Neste post do blog, vamos te explicar sobre quais cuidados você deve tomar.
Mas antes disso, gostaríamos de falar sobre uma dúvida muito frequente quando o assunto é candidíase:
O Coletor ou Disco Menstrual causam candidíase?
De acordo com alguns estudos, 3 em cada 4 mulheres desenvolvem algum tipo de micose na região da vagina ao longo de sua vida, uma delas é a candidíase, também chamada de monilíase vaginal, uma infecção ginecológica causada pelo fungo Candida albicans.
A candidíase pode afetar as mulheres pelo menos uma vez na vida em 75% dos casos, e aproximadamente 40-45% das mulheres terão dois ou mais episódios desta infecção ao longo da sua vida.
Em quase 90% dos casos, essa infecção é causada pelo crescimento excessivo do fungo cândida albicans, podendo ser desencadeada por fatores como:
- Doenças endócrinas;
- Utilização de medicamentos como antibióticos e corticóides;
- Situações clínicas de estado geral e baixa imunidade;
- Respostas emocionais, como estresse e ansiedade que podem baixar a imunidade;
- Gravidez;
- Alguns tipos de contraceptivos;
- Roupas apertadas, biquíni molhado e absorventes descartáveis, uma vez que eles deixam a região úmida e quente por muito tempo, fazendo com que os fungos da candidíase acabem se manifestando.
É comum muitas pessoas associarem o uso do Coletor ou do Disco Menstrual com o aparecimento da candidíase, mas a verdade é que os produtos reutilizáveis para a menstruação ajudam na prevenção desse tipo de infecção.
Como citado acima, o aparecimento da candidíase está relacionado muitas vezes ao fato da região da vulva ficar úmida e quente por muito tempo, e o Coletor e o Disco Menstrual evitam que seja criado esse ambiente.
Então não, nem o Coletor e nem o Disco Menstrual causam candidíase.
Mas caso você tenha candidíase, é importante higienizar o seu Coletor ou Disco Menstrual de forma mais profunda para que a candidíase não se repita. Veja abaixo.
Como Higienizar o Coletor ou Disco Menstrual
É importante ressaltar que caso a candidíase se desenvolva durante o período menstrual, é fundamental que seja feita uma higienização mais profunda do seu copinho ou disco menstrual para poder utilizá-lo novamente no próximo ciclo.
Para fazer a limpeza corretamente, siga o passo a passo abaixo:
1. Deixe o seu Violeta cup de molho em um recipiente não metálico durante 15 minutos em uma solução com 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água;
2. Depois enxágue e deixe seu coletor ou disco novamente de molho e imerso, por um período de 5 a 7 horas, em um recipiente com água oxigenada pura (volume 10), usada para ferimentos;
3. Após esses dois processos, ferva o Violeta Cup por 5 minutos, em uma solução com 500 ml de água e 1 colher de café de bicarbonato de sódio;
4. Para finalizar, enxágue bem o seu coletor ou disco com água corrente e sabão neutro para retirar os resquícios do bicarbonato, coloque para secar e guarde para que seja utilizado no próximo ciclo.
Bem simples não é? Agora é só se cuidar para evitar que a candidíase se prolifere na sua região vaginal. Mas caso isso ocorra, o ideal é procurar o mais rápido possível por um ginecologista para que sejam realizado os cuidados necessários.
Quer compartilhar suas experiências com a gente e saber mais informações sobre o coletor e disco menstrual? Acesse nosso grupo no Facebook e tire todas as suas dúvidas com outras mulheres que já estão no Mundo Violeta.
E se tiver alguma dúvida, manda uma mensagem para a gente no Instagram.
Violeta Cup, pensando em todas, todos e todes nós!