A resposta real oficial é: na-na-ni-na-NÃO! A atuação do coletor menstrual é simplesmente ‘receber’ o sangue que o útero dispensou. E além disso, a cólica não é causada por nada que esteja na vagina, logo, o Violeta Cup não gera nenhuma cólica, okay meninas?
Mas aí, alguma de vocês pode me dizer que já ouviu a prima da amiga da vizinha dizer que sentiu uma colicazinha ao usar o coletor menstrual. Vamos lá: esse possível incômodo sentido não é cólica menstrual e sim um desconforto por ter aplicado o coletor de forma errada.
Cada uma de nós possui uma anatomia diferente, como na estrutura corporal ou na rigidez do assoalho pélvico. Outro aspecto que pode ser decisivo na escolha do modelo é o comprimento do canal vaginal. Algumas possuem um canal mais longo, outras mais curtos ou curvos e, justamente, essa variação exige uma adaptação ao produto diferente para cada uma.
Mulheres com o canal vaginal mais curto podem conseguir localizar o colo do útero de maneira mais fácil, por exemplo, enquanto outras dificilmente o localizam com o dedo. Essa variação, pode interferir na forma como o coletor é usado. Se o canal vaginal for curto, provavelmente cortar a haste do coletor pode ajudar a colocá-lo sem que ele incomode ou causa essa sensação de cólica.
Além disso, por ser feito de silicone, é possível fazer diversas dobras no coletor menstrual, permitindo que sua inserção seja fácil e sem nenhuma dor. Afinal, o que a gente mais quer e precisa é praticidade, né minha gente?
Eu uso e garanto, me sinto livre, leve e solta. Maaaas, se você sentir alguma dorzinha, pode ter certeza que o coletor está mal posicionado ou está num tamanho errado pra você.
Como deixar o coletor do tamanho certinho para o meu colo uterino?
O Violeta Cup é bem adaptável ao nosso corpo, mas caso você sinta um desconforto, se ligue nestas dicas:
- O material do Violeta Cup é super flexível, o que permite você cortar o cabinho, caso este fique para fora. Isso pode acontecer em mulheres que possuem o canal vaginal mais curto ou curvado (dando a sensação de que o colo do útero é mais baixo), então, não tem erro: basta cortar um pouquinho do cabo com a tesoura e dar uma leve lixadinha para deixar sem pontas.
- Outro jeito simples e rápido é colocar o cabinho para dentro do copo, como se virasse o coletor ao avesso. Assim, o cabinho não tem chances de ficar pra fora 🙂
Pronto, agora você já sabe que cólica e Violeta Cup são inimigas número 1 e não andam de mãos dadas. Compartilhe com as amigas estas dicas e apresente a elas esta nova forma de viver a vida, ainda mais linda, leve e solta. E sem cólicas! rs